Candidata-te ao PEJENE!

Até 7 de abril estão abertas as candidaturas para o PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas. Este programa é promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas.

Através deste Programa, os jovens serão colocados em entidades de acolhimento no período de interrupção das suas atividades letivas de verão, período esse coincidente com as maiores necessidades das empresas em termos de recursos humanos.

Destinatários

Jovens estudantes a frequentar o penúltimo ou último ano do ensino superior público, privado e cooperativo (Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-Graduação).

Áreas Abrangidas

Consideram-se abrangidas pelo PEJENE todas as áreas de estudo previstas pelo Sistema de Ensino Superior, devida e previamente aprovadas pelo Ministério competente.

Será dada prioridade às áreas da Economia Laranja (Economia Criativa) e Economia Verde, pelo facto de serem entendidas pela Fundação da Juventude como áreas estratégicas para a empregabilidade futura dos jovens.

Estágios

Os estágios terão a duração de 2 a 3 meses, devendo decorrer entre julho e setembro de 2017, dando-se preferência aos estágios com duração de 3 meses.

O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Estes estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação final.

O estagiário terá de elaborar um relatório final de estágio que será entregue ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.

Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes Pessoais aos estagiários.

Certificados de Estágio

Aos jovens estagiários do PEJENE será atribuído um Certificado de Estágio, emitido conjuntamente pela Fundação da Juventude e por todas as entidades copromotoras do Programa, documento esse que será entregue até ao final do mês de novembro de 2017.

Para te candidatares segue as instruções aqui.