Cartão de Débito

Cartão de DébitoO cartão de débito é por norma a parte palpável da tua relação com o Banco, pois permite movimentares o dinheiro (dinheiro esse que se encontra na tua conta à ordem) e que te identifica como Cliente de um Banco.

A rede de Multibanco existente em Portugal providencia-te inúmeros locais onde podes utilizar este cartão, acedendo a um número crescente de serviços, sem quaisquer tipo de custos. Há Bancos que têm redes privadas, como por exemplo o serviço Caixautomática.

Porque o cartão se vai desgastando, normalmente é renovado de dois em dois anos.

Cada cartão tem um código secreto associado (normalmente denominado de PIN). Deves ter muito cuidado onde guardas este número e não o revelares a ninguém. Nunca escrevas este número no cartão ou guardes na tua carteira.

A CAIXA, conjuntamente com a maior parte das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu um cartão de identificação, que é simultaneamente um cartão de débito, que permite, num só cartão, identificares-te como universitário e movimentares a tua conta à ordem – um verdadeiro dois em um.

Apesar do cartão de débito parecer, e ser, algo simples, existem alguns pormenores que deverás ter em consideração quando escolheres um cartão:

  • Anuidade – a maior parte dos cartões têm um custo anual associado, sendo este bastante diferente de cartão para cartão.
  • Descontos – alguns cartões têm pacotes de descontos associados.

Tens mais questões? Tira todas as tuas dúvidas no Guia da Banca.