Como poupar e ganhar dinheiro com a ajuda dos bancos?

Como poupar e ganhar dinheiro com a ajuda dos bancos?Quando tiveres aquele dinheiro a mais ou quando quiseres simplesmente começar a poupar podes contar com o teu banco: a Caixa.

ü Com pouco dinheiro podes começar o teu pé de meia;
ü Podes sempre reforçar a tua poupança com as sobras da tua mesada no serviço Caixadirecta, Caixautomática ou na tua Agência;
ü quanto mais tempo mantiveres a tua poupança maior é a tua rentabilidade.

Os produtos mais comuns que os bancos podem oferecer-te para poupares e ganhares algum dinheiro são:

î Contas a Prazo

Ao entregares uma determinada quantia ao Banco, este vai pagar um juro de x em x tempo. O valor da taxa de juro e o período de pagamento devem ser acordados entre ti e o Banco na altura da abertura da conta.
Exemplo: Se depositares a prazo 100 com uma taxa anual de 3%, no final desse ano terás 103 (100*1,03).
Só deverás movimentar o dinheiro nos prazos estipulados, caso contrário, o Banco poderá penalizar a taxa de juro acordada.

î Contas Poupança

O dinheiro que manténs na conta está associado a um objectivo específico e só podes levantá-lo quando decidires que queres adquirir esse fim. Entretanto, o Banco paga-te um juro com a mesma filosofia que na conta a prazo.
Exemplo: Conta Poupança Habitação – vais depositando dinheiro com o objectivo de comprares casa e só poderás mexer nessa quantia quando fores efectivamente comprá-la.

î Fundos de Investimento

O Banco cria e gere por ti uma carteira de títulos que representam um determinado activo (acções, obrigações, entre outros). A única coisa que tens de fazer é comprar uma parte dessa carteira e esperar que o valor dela cresça, pois estará dependente do mercado. Dos três, este é o produto mais arriscado pois, em relação aos anteriores, podes não ganhar dinheiro e inclusive perder, mas em contrapartida o retorno do investimento poderá ser maior.

Algumas recomendações

  • Quando tens dinheiro a mais há três opções que podes escolher: ficares com o mesmo valor (sem risco), poupar aumentando o seu valor através de uma conta a prazo ou conta poupança (risco reduzido), ou ainda ganhar dinheiro investindo, por exemplo em fundos (risco considerável);
  • Existem alguns produtos que exigem um montante mínimo ou montante máximo para poderes adquiri-los;
  • Normalmente, saberás quanto dinheiro é que vais receber com a tua poupança, pois conhecerás qual é a taxa de juro que está associada ao produto;
  • O dinheiro que vais receber pode variar durante o período em que estás a poupar, dependendo se a taxa de juro for fixa ou variável (indexada);
  • Existem produtos em que nunca poderás movimentar o dinheiro, há outros que podes movimentá-lo em datas específicas e ainda há outros que poderás movimentá-lo sempre que quiseres.

Tens mais questões? Tira todas as tuas dúvidas no Guia da Banca.