ESEGUR procura ideias inovadoras junto de universidades

PremioOpenMind_ContO Prémio Open Mind ESEGUR consiste na atribuição de uma bolsa de estudo no valor bruto de 6.000 euros ao melhor projeto académico que se destaque no âmbito da inovação no setor da segurança. Impulsionar uma maior interligação entre os estudantes universitários e o mundo empresarial também faz parte dos objetivos da ESEGUR com o lançamento deste projeto.

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prémio Open Mind ESEGUR, um projeto promovido pela ESEGUR em parceria com a PremiValor Consulting, que tem como objetivo reconhecer e premiar ideias criativas e inovadoras no contexto académico em Portugal ao nível do setor da segurança.

O desafio é dirigido a alunos de todas as universidades portuguesas dos cursos de Licenciatura, Pós-graduação, Mestrado ou Doutoramento cujos programas contemplem conteúdos de gestão, marketing, economia, engenharia informática e engenharia e gestão de sistemas de informação.

“Pela sua capacidade de inovação, o Prémio Open Mind assume particular relevo para a ESEGUR promovendo a ligação entre as universidades e o mundo empresarial. Este projeto irá trazer ideias e sugestões criativas e inovadoras para o desenvolvimento do setor da segurança privada em Portugal com a possibilidade de virem a ser implementadas pela ESEGUR” explica Maria da Glória Morão Lopes, presidente executiva da ESEGUR.

Os grupos candidatos ao Prémio Open Mind ESEGUR são livres de escolher o tema do projeto tendo por base nesta primeira edição o mote: Inovação no Setor da Segurança. Não obstante, apresentam-se de seguida, algumas possibilidades de temas que os alunos poderão abordar:

TemasOpenMind

Os interessados em participar nesta iniciativa devem consultar a apresentação, o regulamento e a ficha de inscrição que estão disponíveis no website da ESEGUR em www.esegur.pt.

O Prémio Open Mind ESEGUR decorrerá durante os dois semestres do ano letivo 2013/2014. Para cada semestre existirá um correspondente período para desenvolvimento dos trabalhos. Os períodos de desenvolvimento de trabalhos terão um prazo de aproximadamente 3 meses após a data limite de entrega das candidaturas.

A iniciativa terminará em Outubro de 2014 com a escolha do melhor projeto de inovação para o setor da segurança, sendo atribuída ao grupo vencedor uma bolsa de estudo no valor bruto de 6.000 euros (cada grupo deverá ter entre 2 e 5 elementos) e uma bolsa de investigação no valor bruto de 3.000 euros para o docente que orientar o grupo (se aplicável).

Ao grupo vencedor a ESEGUR vai ainda proporcionar a possibilidade de realizar um estágio de implementação do projeto para assim impulsionar uma maior interligação entre os conhecimentos académicos e o mundo empresarial. Pois, para a presidente executiva da ESEGUR “a universidade é uma fonte de talento que, cada vez mais, precisa de se aproximar do mundo profissional e das empresas na procura da convergência destes dois contextos tão importantes para o desenvolvimento da sociedade. A ESEGUR enquanto empresa de referência no setor da segurança privada em Portugal possui o potencial de realizar essa aproximação dos estudantes e docentes universitários ao setor”.

Inovar não é somente um processo endógeno, é preciso ter a mente aberta para agregar estímulos externos que nos permitam incorporar valor às nossas soluções. As ideias criativas e inovadoras que os estudantes universitários poderão trazer a este projeto são extremamente relevantes e positivas de um ponto de vista de inovação para o negócio, identificação de talentos e perceção da visão externa da empresa” expõe ainda Maria da Glória Morão Lopes sobre o Prémio Open Mind ESEGUR.

A ESEGUR, primeira empresa de segurança privada de capitais nacionais, acredita que a associação a este projeto pode ser considerada como um processo de introdução de conceitos inovadores e diferenciadores que promovam a excelência no domínio da segurança privada em Portugal.