EURES – Portal Europeu da Mobilidade Profissional

A rede EURES tem como objetivo prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão-de-obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas.

A EURES dispõe de um rede humana de mais de 850 conselheiros EURES que mantêm um contacto diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa.

Nas regiões transfronteiriças europeias, a EURES desempenha um importante papel na informação e no apoio à resolução de todo o tipo de problemas enfrentados por trabalhadores e empregadores no domínio da mobilidade pendular transfronteiriça.

O que podes fazer no portal da EURES?

O portal da rede EURES dá-te acesso a informações relevantes sobre a mobilidade dos trabalhadores, a funcionalidades de procura de trabalho e também a uma rede de cerca de 800 conselheiros EURES prontos a ajudar-te. Por exemplo…

– ao seleccionares “Procurar emprego”, tens acesso a vagas de emprego em 31 países europeus, actualizadas em tempo real;

– ao inscreveres-te gratuitamente em “O meu EURES” para candidatos a emprego, podes criar o teu CV e torná-lo acessível aos empregadores registados e aos conselheiros EURES, que ajudam os empregadores a encontrar os candidatos adequados;

– ao acederes à secção “Viver & Trabalhar“, podes preparar-te e informares-te melhor sobre a situação do emprego e as condições de vida e de trabalho noutro país do EEE.

Mais informações em http://ec.europa.eu/eures/home.jsp?lang=pt.