Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais

O Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais para Jovens Quadros – é um projecto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a NetworkContacto.

É uma iniciativa apoiada pela União Europeia e pelo QREN/POPH e gerida pela aicep Portugal Global.

Destinatários

As candidaturas destinam-se, exclusivamente, aos jovens que satisfaçam os Requisitos Obrigatórios descritos. Serão aceites as candidaturas de todas as formações académicas incluídas na Ficha de Inscrição, embora sejam consideradas preferenciais as áreas de formação em Gestão/Economia, Marketing, Engenharias (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação / Redes / Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática e afins) por serem aquelas que revelam maior procura por parte das entidades de acolhimento.

Para os candidatos provenientes dos cursos de Tecnologias de Informação, é valorizado o interesse e experiência na área de redes (Networking), respectiva certificação internacional bem como conhecimentos técnicos em redes (routing e switching), nomeadamente na área da segurança.

Estrutura dos Estágios

O Programa, com duração global entre 6 a 9 meses, é composto por três fases:

Fase 1 – Curso de Práticas Internacionais, podendo incluir um período de formação em contexto real de trabalho, designado por Estágio em Portugal.

O Curso de Práticas Internacionais constitui uma Formação académica e técnica ministrada em sala, em regime intensivo durante um período de cerca de uma semana.

Fase 2 – Estágio no Estrangeiro.

Através de um estágio remunerado, os formandos são preparados para a vida activa e, simultaneamente, actualizam uma rede de contactos e conhecimentos nos mercados internacionais.

Fase 3 – Seminário de encerramento e apoio à integração.

Balanço do Programa com a duração de 1 dia.

Apoios ao Programa

A aicep Portugal Global, como entidade responsável pelo programa, atribui aos estagiários seleccionados:

– Uma bolsa mensal equivalente a duas vezes o IAS (indexante de Apoios Sociais), desde o primeiro ao último dia de estágio (1ª e 2ª fases).

Durante a 2ª fase de estágio (estrangeiro) esta bolsa será complementada com um subsídio de alimentação e alojamento, calculado de acordo com o Índice de Custo de Vida da ONU e que varia consoante o mercado de acolhimento.

Seguro de Acidentes de Trabalho durante todo o estágio, Seguro de Acidentes Pessoais e um Seguro Mundial de Saúde, durante o período de residência no estrangeiro e apenas nos países onde não existe reciprocidade de cuidados médicos;

– A viagem de ida e volta, entre Portugal e o local de estágio no estrangeiro.

Contactos

AICEP Portugal Global
Av. 5 de Outubro, 101
1050-051 Lisboa
Tel.: 21 790 95 00
Web: www.inovcontacto.pt