Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais

SimposioRiscosPsicossociais_contNo dia 22 de abril de 2016 a Universidade Fernando Pessoa, no Porto, vai receber o Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais.

Tradicionalmente, o conhecimento sobre os riscos psicossociais tem sido realizado a partir de uma visão reducionista que pouco tem favorecido uma gestão de riscos eficaz. Atualmente, a partir dos contributos de várias disciplinas, assistimos a um considerável impulso no sentido de implementar uma avaliação de riscos psicossociais nos contextos de trabalho, o que demonstra um importante avanço nesta matéria. Porém, é de assinalar que este avanço é, ainda, incipiente, ao nível da avaliação/intervenção, mesmo se considerando que os fatores de risco psicossociais constituem elementos geradores de qualidade na gestão de uma organização, com elevados benefícios, quer a nível individual, quer organizacional.

Tendo presente a existência de relações entre as condições de trabalho de cariz psicossocial e a saúde, é necessário identificar os fatores de risco psicossocial presentes nas situações de trabalho, bem como valorizar o seu impacto sobre a saúde dos trabalhadores, de maneira a propor intervenções nos contextos de trabalho eficazes.

Com a realização desta primeira edição do Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais, apoiado pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, dá-se início a um percurso que consolide as relações entre os dois países, bem como sirva de incentivo para o intercâmbio de experiências entre Instituições, Administração Pública, Associações Profissionais e Universidades de ambos os países e seja ainda um impulso para os profissionais de Psicossociologia pelo seu esforço e dedicação.

Consulta o programa aqui.

Informações

Data: 22 de Abril de 2016
Local: Salão Nobre UFP
Web: http://simposio-iberico-de-riscos-psicossociais.ufp.edu.pt/home