Tens Perguntas

O que é?
O Caixa plim é um serviço da Caixa Geral de Depósitos, disponível para telemóveis de última geração, que permite efetuar transferências imediatas para contas à ordem, da Caixa Geral de Depósitos e entre os clientes aderentes do serviço. Possibilita efetuar essas transferências, de pequenos montantes, com base no número de telemóvel dos aderentes, sem a necessidade de identificar o número de conta à ordem a creditar.
Para além de uma transferência imediata, é possível efetuar pedidos para os clientes que sejam aderentes ao serviço.
O acesso ao serviço é realizado através de uma APP cujo download deverá ser efetuado pelo cliente.

Quem pode utilizar?
Clientes maiores de idade, com uma conta à ordem na Caixa Geral de Depósitos, sem restrições nas condições de movimentação. É obrigatório ter também um número de telemóvel registado na Caixa Geral de Depósitos, para associação ao serviço.

O que é necessário para aderir?
É necessário ir ao Caixadirecta ou a um equipamento da rede Caixautomática, selecionar a conta à ordem e telemóvel, a associar ao serviço Caixa plim e definir também um código de acesso à APP. Após o sucesso deste passo, irá ser enviada uma senha de ativação, para o número de telemóvel escolhido, a qual deve ser introduzida na APP Caixa plim, aquando da primeira entrada, conjuntamente com o código de acesso definido pelo cliente aquando da adesão.

Em que sistemas operativos está disponível a APP Caixa plim?
iOS, Android e Windows Phone 8 (versões mínimas iOS 5, Android 3.0 e WP 8)

Onde é que está disponível a APP Caixa plim para instalação no meu telemóvel?
Apenas nas lojas oficias de aplicações dos respetivos sistemas operativos e apenas nas lojas do mercado português.

É seguro?
Para além de um código de acesso de 5 dígitos, que não deve ser guardado no telemóvel ou escrito em nenhum suporte, as comunicações são protegidas recorrendo à utilização do protocolo SSL com chaves de encriptação de 128 bits, o que significa que a informação que circula entre o telemóvel do cliente e os serviços da Caixa Geral de Depósitos é transmitida de forma ilegível, segura e confidencial. Para mais informação, consultar a área de segurança da Caixa Geral de Depósitos.

A quem posso pagar e pedir?
Aos clientes que tenham aderido ao serviço Caixa plim e que tenham o mesmo ativo, com as condições necessárias para a movimentação de conta. Mesmo que um contacto não exista na lista de contactos do telemóvel, pode ser digitado um número que desde que seja válido no sistema Caixa plim, receberá a operação solicitada.

Como posso ver os movimentos efetuados através do Caixa plim?
Na própria APP podem ser consultadas as operações que foram efetuadas, desde pagamentos a pedidos, mesmo operações que não tenham sido concretizadas. Os movimentos concretizados (débitos e créditos), podem ser consultados em qualquer canal da Caixa Geral de Depósitos, através da consulta de movimentos da conta à ordem associada ao serviço Caixa plim. Está disponível para consulta no histórico de operações, todo o detalhe das operações relativas a pagamentos e a pedidos.

Para quem e como posso enviar um pagamento ou um pedido?
Para os clientes que sejam aderentes ao serviço, bastando identificar o número de telemóvel e a quantia.

Existem limites para as operações efetuadas através do Caixa plim?
Sim, o valor máximo por cada operação de pagamento/ pedido é de 20 Eur.
Para pagamentos, o limite diário acumulado é de 60 Eur.

O que fazer se enviar um pagamento para um número de telemóvel incorreto?
Deve ser informada a Caixa Geral de Depósitos, com os dados da transferência, mas como as transferências são imediatas, não é possível cancelar a operação, pelo que, não é garantido o reembolso, dependendo do destinatário aceitar essa devolução.

Quanto custa?
A utilização do serviço Caixa plim e o download da Aplicação é gratuita, os custos de comunicações envolvidos dependem dos serviços e respetivos tarifários contratados pelo cliente, junto dos operadores de comunicações móveis.

Como posso alterar a conta, o telemóvel e o código de acesso?
A alteração destes elementos é obrigatoriamente efetuada através do Caixadirecta ou num equipamento da rede Caixautomática. Caso se pretenda alterar apenas o código de acesso, pode ser feito na própria APP.

Como é que sei que recebi um pagamento ou um pedido via Caixa plim? E de quem?
É enviada uma push notification para o telemóvel, informando que o cliente recebeu um pagamento ou um pedido com origem na APP Caixa plim. É também possível consultar no histórico de operações, todos os pagamentos e pedidos que forem recebidos.

O que fazer se perder ou me roubarem telemóvel?
Deve ser cancelado o acesso ao serviço Caixa plim, através do serviço Caixadirecta, disponível 24 horas por dia todos os dias do ano, pelos números 707 24 24 24; 91 405 24 24; 93 200 24 24 ou 96 200 24 24.

Cancelei a adesão ao Caixa plim, posso continuar a receber pagamentos ou pedidos?
Não, é necessário voltar a aderir novamente ao serviço.

Apaguei a APP Caixa plim do meu telemóvel, posso continuar a receber pagamentos?
Sim, mas deve ser efetuada uma nova adesão e reinstalação da APP, para poder voltar aceder ao serviço ou então solicitar o cancelamento do serviço à Caixa Geral de Depósitos.

Porque é que não consigo aderir ao serviço Caixa plim?
Devem ser verificadas as condições de movimentação da conta que se pretende a associar ao serviço, se existe número de telemóvel e está correto. Deve também ser apurado se o serviço não foi cancelado anteriormente ou se o cliente já tem uma adesão ativa. Apenas é permitida a associação ao serviço Caixa plim de uma conta e número de telemóvel, por cada cliente. Para esclarecimentos pode ser sempre contactado o serviço Caixadirecta, disponível 24 horas por dia todos os dias do ano, pelos números 707 24 24 24; 91 405 24 24; 93 200 24 24 ou 96 200 24 24.

Não sou cliente da Caixa Geral de Depósitos, posso aderir ao Caixa plim?
Para já não! Mas estamos a trabalhar nisso.

Como posso cancelar o serviço Caixa plim?
Através do serviço Caixadirecta, disponível 24 horas por dia todos os dias do ano, pelos números 707 24 24 24; 91 405 24 24; 93 200 24 24 ou 96 200 24 24. Tal como a adesão também é possível em qualquer equipamento da rede Caixautomática.

Esqueci-me do código de acesso, o que devo fazer?
É necessário ir ao Caixadirecta ou a um equipamento da rede Caixautomática, selecionar a conta à ordem e telemóvel, a associar ao serviço Caixa plim e definir um novo código de acesso à APP.

Perdi a senha de ativação, o que devo fazer?
É necessário ir ao Caixadirecta ou a um equipamento da rede Caixautomática, selecionar a conta à ordem e telemóvel, a associar ao serviço Caixa plim e definir um novo código de acesso à APP. Após o sucesso deste passo, irá ser enviada uma senha de ativação, para o número de telemóvel escolhido.

A senha de ativação não funciona
Deve ser certificado que está a ser inserida corretamente a senha remetida pela Caixa Geral de Depósitos, sendo que por razões de segurança, a senha de ativação tem uma validade de 24 horas, caso já tenha expirado esse prazo, deve ser repetido o processo de adesão.