UA recebe V Seminário Ibero-Americano CTS

V_Seminario_Ibero_Americano_CTS_contA Universidade de Aveiro vai receber o V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS). Com o tema geral “Novos Desafios Societais no Ensino das Ciências e Tecnologia” o encontro pretende destacar a importância de contextos sociais e problemáticas atuais no ensino das Ciências e Tecnologia e, daí, a necessidade de discutir e aprofundar trabalhos e reflexões desenvolvidas pelos participantes nos seus grupos e projetos de investigação. O seminário vai realizar-se de 4 a 6 de julho de 2016.

O V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS) constitui a 9.ª edição do Seminário CTS, celebrado pela primeira vez na Universidade de Aveiro (Portugal), em julho de 2000.

Tal como os Seminários anteriores, o V SIACTS configura-se como um espaço de debate académico sobre o campo de investigação das interrelações Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino / educação em Ciências, centrando-se no papel da investigação e da inovação como forma de alcançar uma educação em ciências de qualidade.

Com o tema geral escolhido “Novos Desafios Societais no Ensino das Ciências e Tecnologia” pretende-se destacar a importância de contextos sociais e problemáticas atuais no ensino das Ciências e Tecnologia e, daí, a necessidade de discutir e aprofundar trabalhos e reflexões desenvolvidas pelos participantes nos seus grupos e projetos de investigação. A educação CTS é encarada como uma via para concretizar o ensino das Ciências orientado para uma literacia científica crítica dos alunos e o caminho para uma educação para a Cidadania e para o Desenvolvimento Sustentável. O intercâmbio científico favorecido pela proximidade das línguas ibero-americanas será uma mais-valia do Seminário.

Através dos temas escolhidos para o V SIACTS pretende-se focar as abordagens em questões mais específicas, tais como a formação de professores, os currículos escolares e a educação para a sustentabilidade.

Tema 1: Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?
Tema 2: Integração de conteúdos CTS nos currículos – Como estamos nos países Ibero-americanos?
Tema 3: Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?

Consulta o programa aqui.

Informação

Data: 4 a 6 de julho de 2016
Local: Universidade de Aveiro
Web: http://seminariocts2016.web.ua.pt/